Saturday, October 01, 2011

CONVERSAS COM A LUA

Psiuuuuu, psiuuuuuu, ouvi eu enquanto passeava numa destas noites quentes de final de verão, passava da meia-noite, as ruas desertas de gente e a ausência de barulho fazia com que o som das cigarras se tornasse incrivelmente alto, em certos lugares mesmo ensurdecedor, psiuuuuuu, psiuuuuuu, continuava, olhei e olhei e não se via ninguém, por momentos pensei que seria uma das cigarras a tentar falar comigo, -psiuuuuu sou eu olha para cima
- olá lua á quanto tempo não falamos
- é verdade e como andas ?
- bem, sempre bem
- hummmm mas olha que cá de cima não me parece isso
- isso é da distancia que deturpa o que se vê, principalmente o que não se vê, alem de que como não me falavas á tanto tempo não me parece que estivesses muito preocupada
- não te falava mas via-te sempre que deixavas que isso acontece-se
- mas não te preocupes esta tudo bem, sempre bem
- nunca mais li nada teu, alguma razão em especial ?
- alem da motivação ou neste caso desmotivação nada de mais, ate porque para escrever como sabes tenho de ter algo para dizer e isso não tem acontecido, tudo gira á volta dos mesmos deja vus, das oportunidades que já não voltam, das tentativas que não passam disso mesmo e que não representam já nada, ou algo tardio, ou algo que não vale a pena
- será ? mas escreves para ti ou para alguém te admirar ?
- escrevo para mim, é a minha forma de desabafar, mas confesso que gostava de ser admirado, já vi alguém escrever sobre Kant, ou melhor fazer um copy past googleano sobre o filosofo e ser questionado com um quê á mistura de admiração, sobre se isso que tinha escrito seria colocado depois de uma longa reflexão sobre o tema ou seria expontaneo
- e a ti não ?
- não, mas na boa, também não interessa para nada. E tu novidades?
- nada de novo, a minha vida aqui é muito limitada, passo o tempo á espera do próximo eclipse para poder estar junto com o Sol, e vou ouvindo as confissões dos apaixonados aí na terra
- isso ainda existe ?
- nem parece uma pergunta tua, que se passa contigo deixaste de acreditar ?
- deixei, é utópico, dá trabalho e não compensa no final, porque com culpa tua ou não o desfecho acaba invariavelmente sendo o mesmo, a amargura toma conta de nós e ficamos reduzidos a meia dúzia de pensamentos inebriantes neste nosso limbo de fantasias onde de vez em quando mergulhamos
- e vives bem assim ?
- tento viver, sabes quando olho para ti consigo ver as tuas cicatrizes, mesmo da terra são visíveis a olho nú, as minhas não são mas estão cá bem marcadas, algumas são crateras bem maiores que as que se vêm em ti
- e as que não se vêm ? ou achas que as minhas são só as visíveis ?
- acho que não, mas achas amiga Lua que quando olham para ti estão interessados no teu interior? Não estão, falam só se estas numa fase, nova, ou cheia, etc, comigo passa-se o mesmo, olham e vêm se tenho o cabelo curto ou grande, se estou bem vestido ou não, etc, olhar para dentro de nós com olhos de ver dá muito trabalho, e ás tantas com estes modernismos todos já nem se usa
- e então juntas-te a eles e fazes o mesmo e deixas de acreditar na tua essência ?
- essa é uma boa pergunta á qual não te sei responder
- mas eu sei, és incapaz de mudar, serás sempre um menino grande, idealista com uma vontade enorme de fazer bem mas que também erra mesmo que não seja para prejudicar alguém de forma gratuita
- já acreditei mais nisso sou sincero
- e o que te fez deixar de acreditar?
- os meus erros não perdoados, o egoísmo das pessoas etc
- não deixes de acreditar José, o dia de amanha de certeza ainda te vai trazer alegrias, ainda vais ver que a tua luta constante, que tu julgas qual Don Quixote contra moinhos de vento, acabará por se revelar bem real, e nessa altura sorrirás e pensarás que todas as lágrimas derramadas foram por uma causa justa
- são palavras reconfortantes as tuas mas suspeito que não passem disso mesmo, palavras, meras palavras, e essas o vento leva-as
- não são palavras de ocasião são sentidas e lá no fundo eu sei que acreditas ainda nelas, daqui a mais umas horas o meu amado irá aparecer e sorrir para ti, irá iluminar-te e fazer uma manhã resplandecente, enquanto eu estarei no outro lado do mundo a reconfortar alguém que como tu e mesmo que não queira admitir será sempre alguém que acredita
- mais um dia será então amanha, e talvez acredite que possa ser diferente, vou tentar dormir e pensar que sou uma pessoa de sorte em ter-te como amiga
- sorte tenho eu , dorme bem José
Assim fui para casa novamente ao som das cigarras a pensar na Lua, é preciso ter-se um amor enorme para estar tão perto do Sol e só lhe poder tocar de tempos a tempos, olha-lo querer senti-lo e limitar-se a sonhar…és linda Lua

0 Comments:

Post a Comment

<< Home