Thursday, March 31, 2011

Cansado

Ando cansado. Cansado de tanta coisa, de tantas mentiras, meias mentiras, de verdades de meias verdades, cansado do vazio, do vazio em que se entra quando se anda á deriva. Acho que vou começar a fumar. Invejo os fumadores porque tenho a sensação que sempre que não estão bem ou estão com algum problema ou simplesmente tensos e inquietos puxam do cigarro e a “coisa” parece que atenua, eu que não fumo, ainda, não tenho nada que atenue nas mesmas condições. Faz mal, mata, que irónico, eu nunca fumei e um dia também irei percorrer esse caminho, por outras causas ou pelas mesmas, não interessa para o caso. Curioso que á uns anos atrás tive inconscientemente, uma forma de vida quase auto-destrutiva e nada de mal me aconteceu, nem sei se retirei alguns ensinamentos disso, gosto de pensar que serviu para me equilibrar na vida, coisa que sinceramente hoje em dia não faço a mínima ideia do que seja. Devo estar a ficar velho. Estou a ficar velho. Gosto de dizer que os meus cabelos brancos me dão charme, como dão a um qualquer actor (não gosto de escrever ator) de Hollywood, mas a verdade é que me pesam imenso. Estou cansado. Nunca tive oportunidade de perdoar na vida, sempre foram, foi, tudo tão correcto comigo, poucas são ao mesmo tempo, as situações que eu não tive perdão, porventura porque foram, são, as mais importantes. Mas gostava de o obter confesso. Ao fim ao cabo quem nunca errou na vida que depois não procure o seu perdão? Não sou diferente nisso. Sinto-me cansado. Ia escrever, “quem não me conhece” mas mudei de ideias e vou reformular: quem priva comigo, conhecendo-me ou não, á muitos anos ou á segundos, tem a ideia de mim como uma pessoa cheia de força de vontade, de ideias fixas, carácter delineado e valores morais bem vincados, ou exactamente o contrario, dependendo das situações claro, já passei por tudo isso quer a nível familiar quer a outro nível e garanto que a sensação não é muito boa, mesmo partindo do principio que os extremos acabam por se tocar e unir, fico sempre com a ideia de que sou um misto do palhaço pobre e de um grande estadista, modéstia á parte e com as devidas e largas percentagens de desconto. Palhaço pobre porquê? Se bem me lembro quando fui ao circo havia o sketch do palhaço rico e do pobre, o pobre toda a gente gosta dele mas ele nunca na vida irá reluzir debaixo dos holofotes como o rico, até porque quando o rico entra em cena todos os holofotes se ligam, e quando o pobre entra alguns apagam-se e tudo fica mais escuro. O palhaço pobre faz sempre umas Chico-espertices ao rico, a dada altura até esta na mó de cima mas acaba sempre o rico por levar a melhor. De mim também muita gente gosta mas acaba por ser só isso mesmo e de uma forma light. Eu sei que alguns holofotes da minha vida já se apagaram e não voltarão a acender de novo, outros estão já á media luz e mais dia, menos dia acabarão também eles por se apagar. Tudo acabará por ficar em memórias umas boas, outras más, outras nem uma coisa nem outra. Os projectos inacabados, o livro sempre semi-escrito, o quadro nunca pendurado, farão parte daquele sabor esquisito na boca, tal como a mulher que se ama e que nunca voltará, reforçando o sentimento de impotência no Eu mais profundo. Estou cansado. Como consolação sinto que reverto algumas boas coisas nos descendentes e ao rever-me nelas sinto que parte da missão esta cumprida. Comprido já está também este desabafo, cumprida está também mais uma etapa neste carrocel de sentimentos obtusos e tantas vezes confusos. Engraçado que sem nunca “a” escrever “a” palavra está patente em todas as frases deste texto…a palavra é Tristeza, claro. Sinto-me cansado…

1 Comments:

Anonymous audacia said...

és especial....?
Claro que sim!
Podes sempre escrever um "Classic".
Abraço bem forte.

8:30 AM  

Post a Comment

<< Home