Friday, August 28, 2009

Leis da nossa vidinha

Apesar de, ao que parece, voltarmos a ser confrontados com uma nova vaga de calor, mesmo que por dois dias, e vá lá que desta vez calha ao fim de semana para gáudio de quem trabalha de segunda a sexta, o que não é o meu caso porque sinceramente acho que desde Julho que trabalho todos os dias e alguns deles com dois turnos, não sabendo bem onde começa o fim de semana e onde acabam os dias úteis, ou seja nesta altura do campeonato tenho uma vaga ideia que existe no calendário não só folgas mas uns nomes estranhos que se lêem: Sábado, Domingo.
Mas o que me assalta ao espírito nesta altura é o pensamento de que esta vaga de calor seja a ultima deste verão, os dias já estão mais pequenos, o regresso ás aulas começa a ser comercializado na televisão, a Rentrée politica já se fez, desta feita com novas promessas e novas juras de amor eterno ao povo, e a nostalgia de mais um verão que se passou começa a instalar-se no ar.O recurso ás sweets para a noite começa a fazer-se e, começamos a olhar para as gavetas da roupa de outuno/inverno.
Ou seja é a lei natural e os ciclos que regem a nossa vida que qual relógio suíço avançam e regeneram-se segundo a segundo de uma forma implacável.
Na prática movemo-nos por leis universais sejam elas quais forem, adequadas a uma qualquer situação em que nos encontremos. Talvez a mais interessante, na minha opinião claro, seja a lei de Murphy, talvez pelo fatalismo e senso comum inerentes á mesma, se pensarmos que se algo pode correr mal irá correr mal, estaremos perante uma inevitabilidade quase derrotista, á semelhança talvez do nosso “fado” bem português. Ás tantas Murphy era português. Eu próprio, uns dias atrás sofri na pele a lei de Murphy no seu esplendor máximo e passo a explicar: ouve uma substituição de uns geradores aqui no Hospital e alguns pontos de luz designados por secundários ficaram sem energia, entre eles os pontos de energia do nosso “ar condicionado”, ok estou a mentir são ventoinhas, mas o ar é condicionado pelas pás das mesmas a circular por isso acaba a designação de ar condicionado estar correcta, e pensei que pior pior seria o sistema informático falhar possibilidade que existia, e de repente como se de magia se tratasse o sistema falhou mesmo. Coincidências.
Acaba por ser reconfortante colocarmos a responsabilidade de tudo o que acontece nas nossas vidas nas leis universais, é quase uma religião pensarmos que valores mais altos que os humanos são os fios condutores de todas as nossas possibilidades ou impossibilidades enquanto personagens principais da nossa vida, é assim como tirar agua do capote e resumirmo-nos a um papel secundário dentro do principal.
Ao mesmo tempo seria muito interessante ao interpretarmos uma outra lei, neste caso a lei de Lavoisier, pensarmos que já que tudo se transforma, nada se perde, ficarmos esperançosos que o amor que dedicamos a alguém e não foi correspondido seja canalizado para outra pessoa de forma a não se perder. Lavoisier que identificou o Oxigénio, esse elemento fundamental á nossa sobrevivência, excepto para os apaixonados porque esses respiram o ar que respiram os seus amados, ou seja na realidade devem respirar é dióxido de carbono expelido pelos seus amores e convenhamos que não é muito saudável, se calhar está aqui uma explicação para tantas relações que acabam…é do ar, ou então foi um ar que se lhes deu.
Dirão vocês que o amor e as relações amorosas são em grande parte irracionais, até posso concordar mas aí mais uma lei, neste caso a de Arquimedes aparece para sustentar a afirmação anterior, na realidade e não tentando analisar a formula de Arquimedes que acreditem em mim é grego, não consigo deixar de esboçar um Eureka (em português –descobri) e responsabilizar o Pi por todo este embaraço nas relações amorosas, ora o Pi é irracional e qualquer formula que se preze tem adjacente um Pi´ (linha)… por isso Pi` é fundamental nas relações.
A ajudar á “festa” aparece-nos o Newton que desde que a maça lhe caiu na cabeça, e note-se que esta maça não tem nada a ver com a que foi mordida no Génesis (ainda sem o Peter Gabriel nem o Phill Collins), começou a elaborar leis. Entre elas a 3ª lei enuncia que se fizermos força sobre alguém ou alguma coisa essa força voltar-se-á para nós na mesma intensidade, digamos que não é bem assim ó Newton senão quando um gajo faz uma forcinha para encantar uma mulher ela também o faria para nós e aí era uma maravilha, alias nós devíamos era seguir a 1ª lei de newton que diz que um corpo permanecerá em repouso ou em movimento rectilíneo uniforme a menos que alguma força actue sobre ele, isso sim é uma lei á maneira, um gajo está quietinho até se meterem com ele, e se não se meterem até dá para passar o domingo a ver a sport tv a tarde toda, “papando” os jogos do campeonato inglês, italiano e espanhol, evitando com isto a 2ª lei que diz que tudo o que sobe cai,que foi copiada por la Palisse, mas diz mais concretamente que um corpo ao subir vai perdendo a força até a perder por completo, iniciando a descida em velocidade uniformemente acelerada ate bater no chão com grande estrondo lol, igualzinho ao interesse que de repente se possa ter por alguém que vai subindo, subindo, subindo até esse alguém dizer que não é essa a ideia porque está numa fase difícil por esta ou aquela razão e um gajo vem disparado lá de cima até cá baixo. E não havia necessidade…
Metafísica á parte fico-me por aqui á espera que novas leis umas promulgadas, outras não aconteçam .
Um bom resto de noite

3 Comments:

Blogger SM said...

não serás tu o homem mais inteligente do mundo?

4:23 AM  
Blogger mar said...

This comment has been removed by a blog administrator.

11:08 AM  
Anonymous Maria Gaspar said...

This comment has been removed by a blog administrator.

1:42 PM  

Post a Comment

<< Home