Wednesday, December 06, 2006

Mentiras Brancas e Cartões Amarelos

Imaginemos a nossa vida regida por estes dois pressupostos, Mentiras Brancas e Cartões Amarelos. O segundo pressuposto já todos nós ouvimos falar , mais a mais num país tão futebolistico, onde inclusivé as alusões a situações desse jogo são consideras como a forma mais facil de se entender alguma coisa, do género : olha ontem cheguei tarde a casa e a minha namorada colocou-me logo "fora de jogo" não tive direito a nada, ...ou um amigo para o outro : olha ontem conheci uma miuda na disco e parecia um "penalty" só paramos no sofá,... ou mesmo ainda o nosso 1º ministro a anunciar mais um imposto referindo-se ao facto como "uma falta necessária" para baixar o déficit,... enfim exemplos um bocado barrocos mas sem dúvida elucidativos para a nossa mentalidade .
Agora Mentiras Brancas, humm aí a conversa muda, pergunta o leitor , mas que raio são Mentiras Brancas ? Agora também há racismo nas Mentiras ? É que se há fazemos já um movimento como em tempos na Africa do Sul - STOP APARTHEID OF LIES seria o mote, e agradecemos que o movimento das VERDADES se junte a nós nesta batalha.
Acalme-se que não é necessario tanta coisa afinal as ditas Mentiras Brancas não são mais do que aquelas mentirinhas que nao adiantam nem atrasam , que não influenciam a vida de cada um e que são muitas vezes unicamente e só, uma forma de elevar o ego e a auto-estima de quem as pratica, inofensivas portanto certo ?
Será mesmo assim ?
Pensemos no seguinte exemplo : diz ela para a amiga ,... olha ontem o meu namorado chegou e nem queria acreditar, trouxe-me um ramo de flores lindissimo e olha que não era nenhuma data especial, tão querido não achas ? É claro que corre o risco de a amiga vir a saber pelo namorado que o namorado florista da amiga esteve até ás tantas no café a jogar snooker e a beber imperiais lá com a malta dele e até se esqueceu que tinha combinado ir ao cinema com ela ver o ultimo filme baseado na obra do Nicolas Spark, ele que até nem é nada lamechas. Ora na realidade é uma Mentira Branca, reconfortante para ela, e que vai ocupar mais que não seja durante uns segundos uma realidade que ela queria que fosse bem diferente, o problema é que essas Mentirinhas podem-se tornar uma Mentira Negra e ela começar a viver uma realidade completamente ...irreal . De certeza que já nos deparamos com situaçoes destas e até com outras ás vezes bem mais complicadas ou até engraçadas.
Mas imaginemos agora a junção dos dois pressupostos , vamos imaginar que nós humanos por cada Mentira que dissessemos levassemos com um belo Cartão Amarelo ...ehehehe ia ser giro, já imaginaram a pressão sobre o árbitro ? tipo : ó sr árbitro eu levei a amiga da minha namorada a comer um gelado e disse á namorada que estava com dores de cabeça e ia para casa porque ela é diabetica e não pode abusar dos doces e, se soubesse ia ficar triste ...por causa do gelado ó sr. árbitro , não foi uma Mentira Negra foi uma Branca , não posso levar o Cartão Amarelo ó sr. ábitro,... é claro que ele levando o Amarelo ficava sem hipótese de voltar a mentir , sim porque a seguir ao Cartão amarelo vem o ...Vermelho , ou seja a expulsão e aí nada mais a fazer , com gelado sem gelado diabética ou não a namorada ficaria livre da silva daquele caceteiro , desculpem Mentiroso, desculpem novamente, prevaricador e como diz a sabedoria popular, mulher é como alça de caixao, quando um larga vem outro e põe a mão (ai as feministas a lerem isto, ui). Se calhar até há males que chegam por bem , pensaram alguns leitores/as (espero eu que alguém leia claro), e para estar nas mãos de um prevaricador assim é melhor ...nao estar pronto. Só que depois vêm as despenalizações e os desagravamentos das penas e por vezes acabam por se chegar á penalização máxima de alguns jogos de castigo ou como quem diz uma semana de népia para a próxima não repetir, ah claro isto mesmo que o gelado atrás referido fosse mesmo muito boa, desculpem bom.
Mas convenhamos seria engraçado haver esta possibilidade de se fazer as coisas, é claro que depois corriamos o risco de haver um Apito Dourado em relação aos árbitros além do pedido de favores para se mostrar um Amarelo ou mesmo um Vermelho porque não se tem coragem de fazer as coisas de outra forma, ou seja ia dar a qualquer coisa que já vimos por aí, um deja vu mesmo.
Vale a pena pensar nisto. (digo eu claro, mas eu sou um romantico incuravel eheheh)

Logico que não é dirigido a ninguém

2 Comments:

Blogger Rita said...

Engraçado...eu sei que os teus posts nunca são dirigidos a ninguém, mas este, tem um cheiro diferente! Acho que se o Mundo funcionasse dessa forma, seria caótico apenas pelos subornos, casos "apito dourado" e essas coisas que todos sabemos, porque se funcionasse, e lá está o "SE", seria maravilhoso. Não porque veja a parte feminista da coisa, não! Seria maravilhoso porque o mundo seria justo, as mentiras brancas, das quais continuo a não estar de acordo porque são mentiras na mesma, continuavam brancas e imaculadas, MAS ... as brancas que afinal são negras seriam punidas por uma entidade isenta de opinião emocional regida por sentimentos.Assim se veria a razão pela qual as coisas acontecem, o tal efeito dominó, uma mentira branca que no fundo é descoberta e magoou, logo se tornou negra ... ou não? A tal entidade sem sentimentos e apenas racional logo diria e aplicaria ou não, o respectivo cartão!
Muito bem visto!
Alguma experiência pessoal?
Beijinhos
Rita

12:27 PM  
Anonymous Maria Gaspar said...

This comment has been removed by a blog administrator.

1:23 PM  

Post a Comment

<< Home